SIHH: Montblanc reúne horário mundial e turbilhão em novo relógio

Em nossa visita à África do Sul, no hemisfério Sul, durante mês de novembro, para conhecer o que seria apresentado pela Montblanc durante o Salão Internacional de Alta Relojoaria 2015 (SIHH), que aconteceu na última semana, em Genebra, na Suíça, no hemisfério Norte, não pudemos ver o grande lançamento da marca. Infelizmente, ele estava em período de finalização e os jornalistas convidados puderam apenas observar rapidamente algumas peças e um protótipo do relógio, impresso de maneira tridimensional.

Quase dois meses se passaram e o produto final é de impressionar: Montblanc Villeret Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama não apenas ficou pronto, como se tornou o carro chefe de toda a linha, que você conheceu em detalhes há pouco tempo, aqui, no WatchTime Brasil.

Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama - Mood white 111675
Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama - Front white 111675
Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama - Close-up Worldtime 111675

A peça combina uma das mais belas e importantes complicações do mundo relojoeiro, o turbilhão, com uma das mais úteis para viajantes: horário mundial. Assim como Vasco da Gama se guiava por astros, uma referência à grande viagem realizada por ele está na rosa dos ventos, posicionada às 6 horas, e nos dois semi-globos, na metade inferior do mostrador.

Sua caixa de ouro vermelho 18 quilates com 47 mm de diâmetro apresenta as funções proporcionadas pelas 281 partes que compõem o calibre MB M68.40, o triplo fuso: com segundo fuso horário, horário de casa na posição de 6 horas e hora mundial sobre uma gravação com o formato da Rosa dos Ventos. Os dois semi-globos apresentam os hemisférios Norte e Sul do planeta, oferecendo a possibilidade de visualização da hora atual em todo o mundo, inclusive onde é dia e noite na Terra. Os hemisférios são apresentados por meio de projetos de pintura em miniatura e gravações delicadamente feitas.

Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama - Close-up Tourbillon 111675
Montblanc Calibre 68.40 - Exploded black
Montblanc Calibre 68.40 - Front black
Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama - Back black 111675

Para o turbilhão, 91 das 281 partes que compõem o movimento foram usadas. Ele realiza uma rotação por minuto a uma frequência de 18.000 vph. O nome Cylindrique do relógio vem da mola principal que opera o turbilhão, com formato cilíndrico.

O ajuste da hora local é feito por meio de um botão posicionado às 8 horas, enquanto a hora de casa regulada por um corretor às 4 horas. A coroa da peça, na posição de 3 horas, apresenta a estrela da Montblanc em madrepérola.

Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama vivo1
Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama vivo3
Montblanc Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama vivo2

O relógio é uma edição limitada a apenas 18 unidades, que serão comercializadas por € 250 mil cada.

A Montblanc conta com diversas lojas próprias no Brasil, mas não há a confirmação de que o modelo virá para o País.