Um modelo Bovet foi recentemente premiado na categoria de relógio com complicação na feira de relojoaria de Luxemburgo. O modelo, apresentado recentemente, combina cinco complicações em um visual clean, mas sedutor aos olhos. Récital 18 – The Shooting Star, como foi chamado, pretende entregar a leitura do tempo de uma maneira inovadora, ao redor da Terra e da lua.
O modelo pretende trazer a indicação de horas nos 24 principais fusos-horários de maneira simultânea. A respeito disso, é interessante observar o globo terrestre na posição de 3 horas do mostrador, representado em sua íntegra apenas em um hemisfério. Para obter tal feito, um cartógrafo especializado foi contratado pela companhia para que desenvolvesse o mapa.
Este hemisfério, que possui como referência o polo Norte, possui um ponteiro, que pode ser atribuído a qualquer uma das 24 zonas de tempo selecionadas pelo usuário. A extremidade deste ponteiro aponta para um anel que circunda o globo, que exibe a hora certa no fuso escolhido, enquanto o nome da cidade correspondente aparece em um cilindro logo acima, posicionado perto das 2 horas. A leitura da hora exata em qualquer outro lugar do planeta é feita facilmente ao olhar o mapa e o número correspondente no anel, em linha reta. O ajuste da hora e a seleção da cidade é feito a partir de um botão junto da coroa. As cidades são apresentadas por dois cilindros concêntricos (um dentro do outro), um com 11 cidades e um segundo com 13. Uma janela no primeiro deles permite a visualização das demais. Este sistema conta com uma roda de coluna, semelhante às presentes em cronógrafos.
Do lado oposto ao globo, um segundo hemisfério representa a superfície lunar, com duas aberturas, que realizam a indicação de fases da lua tanto para o hemisfério Norte quanto para o Sul.
A posição de 12 horas apresenta, então, horas, minutos e indicação de reserva de energia em um submostrador que lembra o formato hemisférico das outras duas indicações citadas. As horas são apresentadas de maneira “digital” por um disco giratório transparente, enquanto os minutos estão em uma escala retrógrada e a indicação de reserva de energia – de até 5 dias – logo abaixo.
Às 6 horas, o turbilhão “Shooting Star” está posicionado. Ele corre a 21.600 vph e o mecanismo como um todo conta com dois barriletes de energia, que somam os 5 dias de autonomia já citados. O calibre 17DM01-HU oferece, então, horas saltantes, minutos retrógrados, turbilhão, hora mundial e fases da lua. Ele é abrigado por uma caixa de 46 mm de diâmetro elaborada em ouro vermelho 18 quilates ou ouro branco. Elas oferecem 30 metros de resistência sob a água e são finalizadas por pulseiras em couro de crocodilo marrom ou preto.
Serão 50 unidades produzidas do modelo com um valor de revenda sugerido em US$ 315 mil, sem adição de impostos e taxas.
A Bovet não conta com venda no Brasil.
www.bovet.com