O novo Ulysse Nardin Grand Deck Marine Tourbillon, que foi apresentado durante a Baselworld 2016, que acontece na cidade de Basileia, na Suíça, foi um dos modelos mais comentados nos corredores do evento, que é um dos maiores voltados para o universo da relojoaria do mundo. Trata-se, basicamente, de um veleiro para o pulso.
O mostrador miniaturiza elementos do deck de um clássico iate de corrida, que inclui um deck de madeira, molinete, fios e a retranca (verga perpendicular ao mastro, que suporta a vela principal). O dial é elaborado em uma coloração que lembra madeira, com um design curvo.
O ponteiro de minutos azulado representa a retranca e realiza indicação retrógrada. Ele parte da posição de 12 horas e oscila sobre uma escala que vai das 3 às 9 horas. Ele é movimentado por dois fortes filamentos de alta tecnologia que passam em volta de dois pinhões desenhados para se parecerem e ter a função de molinetes. Eles possuem uma engrenagem de transmissão, uma mola de tensão em espiral e dois pinos para afixar a retranca. Estas linhas são extremamente finas e medem apenas 0,0357 mm e são capazes de suportar o peso de até 1,41 Kg sem se alongar. Elas são elaboradas em polietileno Dyneema, uma fibra usada em aprestos de navios que podem ser mais fortes que aço.
Uma vez que a retranca alcançou a posição de 60 minutos, ela se movimenta a zero em cerca de 4 segundos – um atraso que é calibrado com um sistema regulador especial, que mantém a precisão dos minutos. O mecanismo é ligado a um turbilhão voador, do calibre de corda manual UM-630, elaborado por 469 componentes, com operação a uma frequência de 3 Hz, que oferece 48 horas de reserva de energia, proporcionada por dois barriletes de energia: um para as horas e outra para as complicações do relógio.
A escala de minutos é elaborada em cristal azulado translúcido, enquanto as horas são apresentadas de maneira digital em uma grande janela na porção superior do mostrador. Um corretor na posição de 2 horas permite o ajuste da hora. O logo daq companhia aparece às 12 horas, entre dois símbolos marítimos que representam as letras “U” e “N”.
O relógio é uma edição limitada a apenas 18 unidades em ouro branco e outras 18 unidades em ouro rosa, com valor sugerido de US$ 280.000, sem adição de impostos e taxas.
No Brasil, a Ulysse Nardin é comercializada pela Amsterdam Sauer e também pelas lojas do Dufry, no embarque internacional do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.