Em 2007, a Piaget celebrou o 50º aniversário de seu calibre ultrafino 9P com a reedição do movimento que a tornou famosa. Este ano também marcou o lançamento do primeiro movimento cronógrafo mecânico elaborado in-house. Confira mais informações sobre este marco na companhia nesta matéria desenvolvida por Alexander Linz, do blog Watch Insider, para a revista WatchTime. (Atualização: Raphael Calles)
Dois mil e sete foi um marco para a Piaget. Cinquenta anos antes, a companhia introduzia o Calibre 9P, um movimento de corda manual que possuía apenas 2 mm de espessura. Três anos depois este movimento receberia uma atualização: uma corda automática, que o aumentaria para não mais que 2,3 mm de espessura. Este mecanismo foi chamado de Calibre 12P. Com ele, a companhia ganhou uma publicação no Guinness World Records como criadora do “movimento de corda automática mais fino do mundo”. Hoje, a Piaget goza de uma merecida reputação como fabricante de relógios de exímia elegância e impressionantemente finos.
Mais recentemente, os calibres de carda manual 430P (com 43 horas de reserva de energia e exibição de horas e minutos), 450P (43 horas de reserva de marcha, horas, minutos e pequenos segundos na posição de dez horas) e 438P (de diâmetro maior que o calibre 430P, mas com as mesmas funções) foram introduzidos. Eles medem apenas 2,1 mm de espessura, assim como o calibre 600P com turbilhão. A data, então, foi marcada pelo foco da companhia voltado exclusivamente para as joias ultrafinas.
Já na gama de modelos de corda automática, 1205P (horas, minutos, pequenos segundos e data) e 1200D (com 259 brilhantes, esqueletizado e apresentando horas e minutos), de 3 mm de espessura; e 1290P (40 horas de reserva de marcha, repetidor de minutos, horas e minutos).
Ainda em 2007, o Calibre 9P foi apresentado em edição limitada no modelo Altiplano para pulso e bolso, com uma caixa redonda de 38 mm em ouro branco. A peça conta com dial branco esmaltado com indicadores em algarismos romanos e a assinatura de Piaget com fonte “Old English”. Apenas 50 unidades foram produzidas e comercializadas ao valor de US$ 14.500. Os relógios de bolso (25 em ouro branco e 25 em ouro rosa, ambos de US$ 21 mil cada) têm caixa quadrada de 38 mm de diâmetro, de dial prateado e ponteiros esguios e discretos.
Como todos os modelos históricos da Piaget, o verso da caixa é gravado com o brasão de armas da marca. Os relógios vêm com corrente de ouro e acessórios em couro, que o transforma em um relógio de mesa. O movimento 9P oscila a uma frequência de 19.800 vibrações por hora. Mesmo com suas dimensões pequenas, ele conta com reserva de energia de 38 horas.
Peças de aniversário: Piaget Altiplano de bolso (acima) e Altiplano de Pulso (abaixo), ambos com o movimento mecânico Calibre 9P
A relojoaria não apenas revive uma explosão de relógios ultrafinos. Ela marca o aniversário do movimento com o primeiro cronógrafo mecânico inteiramente concebido e produzido in-house: 880P, que faz seu lançamento no modelo Piaget Polo Chronograph, com uma caixa em ouro rosa de 43 mm de diâmetro. A família de calibres Piaget identificados pelo número 8 inclui o calibre 830P de corda manual, o 800P automático e o 850P com contador e segundo fuso-horário.
Diferente dos outros movimentos da família 800, que trabalham com 28.800 semi-oscilações por hora, 800P trabalha a um ritmo de 21.600. Com 5,6 mm de espessura, ele continua a tradição de movimentos finos da companhia.
Ele mantém a sua espessura, mesmo com a inclusão da função cronômetro com função flyback ao mecanismo. Seu acoplamento foi realizado verticalmente para que poupe espaço. Ao contrário do acoplamento horizontal, a orientação vertical faz com que a companhia evite o ajuste fino na roda de coluna e no controle do cronógrafo durante a fabricação.
Este calibre possui 12 linhas (26,8 mm) de diâmetro, 35 rubis e 52 horas de reserva de energia.Os parafusos localizados na borda do balanço são meramente decorativos, porque o ajuste fino pode ser realizado pelo sistema Triovis de regulação. O movimento é decorado de diversas maneiras, incluindo detalhes em côtes de Genève.
O rotor que alimenta a mola em ambos os sentidos ostenta o brasão de armar da família Piaget. A função cronômetro foi concebida para ser limitada a apenas 30 minutos. Ao invés de dar a contagem de 12 horas, a relojoaria adicionou um ponteiro de 24 horas na posição de nove horas para a indicação de um segundo fuso-horário.
A Piaget é representada exclusivamente pela joalheria Grifith.
www.piaget.com
www.grifith.com.br