O lendário avião Breitling DC-3 completa seus 77 anos em 2017 e a celebração deste aniversário ocorrerá com uma volta ao mundo da aeronave, que está prevista para acontecer entre março e setembro deste ano. A aeronave integrou a história da aviação mundial. Lançado em 1935, o modelo DC-3 chegou a ter mais de 16 mil unidades em voo nas principais companhias aéreas do mundo. Hoje em dia, apenas 150 aviões como este – incluindo o avião da Breitling – se encontram em estado de voo.
O modelo Breitling foi entregue em 1940 à American Airlines e chegou a ser utilizado pelo Exército Americano entre 1947 e 1944. Sua restauração ocorreu com a ajuda de diversos entusiastas e, atualmente, a aeronave acompanha diversos eventos aeronáuticos ao redor do mundo.
A expedição deve percorrer o Oriente Médio, a Índia, o Sudeste Asiático, a América do Norte e, finalmente, a Europa. A viagem deve ter início em Genebra, na Suíça, e deve terminar em Sião, também na Suíça, durante o evento Breitling Sion Airshow. O percurso contará com diversas escalas, onde será possível receber passageiros e também realizar eventos em cada uma das localizações geográficas.
Como uma forma de celebrar este aniversário, a viagem carregará uma tiragem de 500 modelos do simbólico relógio Navitimer 01 (46 mm) em aço da companhia. Trata-se de uma edição limitada que testemunhará o trajeto e contará com uma gravação, no verso da caixa, do logo do Breitling DC-3 World Tour. Cada um dos modelos ainda virá acompanhado por um certificado devidamente assinado pelo comandante da aeronave.
A peça, grande conhecida pelos fãs da marca, é um modelo cronógrafo especialmente voltado para o universo da aviação. Sobre o mostrador preto, subdials em formação tricompax em marfim apresentam os dados do cronógrafo e também os pequenos segundos. A região mais externa do dial apresenta as típicas graduações utilizadas desde cálculos críticos como consumo de combustível, distância viajada até mesmo índice de subida ou descida. A finalização do modelo é dada por uma pulseira de couro marrom.
Comercialmente, o modelo estará disponível apenas no segundo semestre deste ano, pois deverá realizar todos os voos junto da aeronave. O valor comercial de cada modelo não foi divulgado.