Entenda porque a relojoaria H. Moser & Cie. deixa de ser “Swiss Made”

A partir de janeiro de 2017, 60% dos componentes de um relógio devem ter origem suíça para que o produto final possa se candidatar a receber o selo “Swiss Made” em seu mostrador. A relojoaria H. Moser & Cie considera que este esforço é insuficiente, uma vez que o novo selo gerará mais confusão do que agregará valor ao produto final. “Há um grande vazio entre a percepção do consumidor final sobre o selo Swiss Made. Ele tende a achar que o material é 100% feito na Suíça, enquanto, na verdade, diversos componentes são fabricados por outras companhias em países diferentes”, informa a companhia em seu mais recente comunicado de imprensa.

A pequena marca, baseada na cidade de Schaffhausen, na Suíça, adota um processo de produção pelo menos 95% suíço e acolhe um padrão muito mais rigoroso, combinando os mais altos critérios de qualidade. Por conta disso, a companhia renuncia ao selo Swiss Made que tem estampado em seus relógios até então. Todas as peças da manufatura deixarão de apresentar tal indicação.

“Com 95% de nossos componentes, nós ultrapassamos, de longe, os requerimentos para os padrões Swiss Made. O mesmo rótulo de nossos mostradores poderá ser usado por marcas que mal cumprem os padrões e se beneficiarão desta flexibilidade para fabricar uma grande quantidade de componentes fora da Suíça. Hoje a identificação está desvalorizada pois é usada por marcas de entrada para justificar sua existência ou mesmo preço comercial elevado. Em última análise, nossa própria imagem é minada por isso. Não precisamos deste rótulo, pois nossos produtos falam por si só”, explica Edouard Meylan, CEO da H. Moser & Cie.

Desta forma, a companhia anuncia seu primeiro relógio sem qualquer identificação “Swiss Made” em seu mostrador. A peça será divulgada no dia 12 de janeiro, às vésperas do Salão Internacional de Alta Relojoaria, que acontece em Genebra, na Suíça, entre os dias 16 e 20 do mesmo mês. Nenhum outro detalhe ou imagem sobre a peça foi divulgado, além de uma pequena amostra do mostrador e a afirmação de sua coloração em vermelho fumê.

A marca afirma que o modelo será o “relógio mais suíço já criado”, produzido na Suíça, por relojoeiros suíços, usando matéria prima essencialmente de origem suíça.

www.h-moser.com