Seiko lança o primeiro turbilhão de sua história

Em 135 anos de história, que incluem um longo período na tradição de criação de movimentos mecânicos, a Seiko nunca havia produzido um modelo com turbilhão até então. Foi na Baselworld, que aconteceu na última semana, na cidade de Basileia, na Suíça, que a companhia apresentou algo que pretende construir um reconhecimento mundial para seus movimentos mecânicos, na esperança de criar o mesmo perfil que desfruta por suas capacidades de relojoaria eletrônica.

O novo Credor Fugaki Tourbillon Limited Edition é parte deste esforço. A Seiko desenvolveu um novo movimento para o relógio, o calibre 6830, baseado no calibre 68, um movimento ultrafino. A marca diz que, com menos de 4 mm de espessura, é o turbilhão mais fino do mundo. Já a caixa mede 8,8 mm. O volume do movimento foi reduzido pelo uso de uma única âncora e também pela integração da engrenagem com a ponte. O relógio possui um movimento de corda manual composto por 153 componentes e oferece 37 horas de reserva de energia. A Seiko informa que a precisão do relógio varia entre -10 e +15 segundos por dia.

O relógio em si é altamente decorado, uma forma de apresentar o conhecimento dos artesãos da companhia. O motivo foi inspirado nas artes de Katsushika Hokusai, particularmente em sua obra “36 visões do monte Fuji”, que inclui a famosa pintura “A grande onda de Kanagawa”. O mostrador é dominado por uma onda de ouro 18 quilates gravada a mão com 1,6 mm, que parece sair do turbilhão, que está posicionado às 9 horas. O nome “Fugaki” é uma palavra japonesa usada para descrever o monte Fuji, que é representado pela ponte que sustenta o ajuste.

A cena do mostrador retrata um céu na madrugada, com um gradiente que vai do azul marinho ao roxo, feito em laca tradicional japonesa Urushi. Alguns outros detalhes são elaborados em madrepérola e Yokogai (conchas de turbante). A caixa de 43 mm de diâmetro é feita de platina e o bisel é cravejado com 48 safiras azuis, que completam 3,22 quilates. Há também safiras na coroa e encaixes. A lateral da caixa conta com inserções em madrepérola. A onda Kanagawa tmbém é representada no verso da caixa, em uma combinação de gravação e laca.

O relógio é limitado a 8 unidades que serão vendidas exclusivamente nas lojas próprias da Seiko. A peça oferece resistência de 30 metros sob a água e não teve seu valor comercial revelado.

www.seiko.com